Vacinação de idosos contra a Covid-19 em Ibaté começa na segunda-feira (8)

Idosos com 90 anos ou mais começarão a ser vacinados, seguindo definição da Secretaria Estadual da Saúde

Dando continuidade ao Plano de Imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté inicia a vacinação de idosos com 90 anos ou mais, a partir da próxima segunda-feira, 08 de fevereiro. A cidade possui 106 idosos nesta faixa etária.

A imunização desse grupo foi definida pela Secretaria Estadual da Saúde, a partir da mortalidade maior nessa faixa etária de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Segundo dados da Secretaria paulista, um em cada três idosos com mais de 90 anos que desenvolveram a covid-19, morreu.

De acordo com a secretária municipal adjunta da Saúde de Ibaté, Elaine Sartorelli Breanza, a vacinação se dará em sistema drive-trhu apenas na Unidade Básica de Saúde do Jardim Icaraí, localizada na rua João Alteia, 550, atrás da Escola Municipal Antônio Deval, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Os idosos devem apresentar documento com foto e comprovante de residência. “As equipes estão preparadas e seguirão todos os protocolos sanitários, para minimizar os riscos relacionados à Covid-19, durante a vacinação. A orientação é que o munícipe também colabore na hora da vacina, com o uso obrigatório de máscara e evitando descer do veículo para manter o distanciamento social”, explica a secretária adjunta.

Na última quarta-feira, 03, a Prefeitura de Ibaté recebeu do Governo Estadual mais 230 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório SINOVAC em parceria com o Instituto Butantan. “Recebemos o segundo lote da CoronaVac para darmos início à vacinação dos idosos com 90 anos ou mais e a continuidade da imunização dos profissionais de saúde”, afirmou Elaine.

Este foi o segundo lote da vacina chinesa recebido pelo município. A cidade já havia recebido 280 doses no dia 21 de janeiro e deu início à campanha com a imunização dos profissionais da saúde da linha de frente.

Além das vacinas do Butantan, Ibaté também recebeu 190 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, imunizante que está sendo desenvolvido com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Elaine ressalta que a Secretaria de Saúde de Ibaté vai seguir rigorosamente o calendário estadual de vacinação contra a Covid-19, o qual prevê que no dia 15 de fevereiro, seja iniciada a imunização dos idosos de 85 a 89 anos.

Paralelamente à vacinação na UBS Jardim Icaraí, as equipes de saúde iniciarão a imunização dos acamados – que já foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Seguindo o cronograma do Estado, os profissionais irão até a residência dos idosos que têm idade igual ou superior a 90 anos para fazer a imunização.

Caso estes idosos acamados com 90 anos ou mais não recebam a visita das equipes da saúde, a secretária adjunta orienta que a família entre em contato pelo telefone (16) 3343.6245, a partir de segunda-feira (8).

A vacinação também continua para os profissionais da área de saúde que ainda não foram imunizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *