Governo anuncia volta do estado de SP a fase vermelha no Natal e Ano Novo

Medidas restritivas valerão entre 25 a 27 de dezembro e de 1 a 3 de janeiro em todo o estado. Região de Presidente Prudente passou à fase vermelha  

Todo o Estado de São Paulo adotará medidas restritivas entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, de acordo com anúncio realizado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, na tarde desta terça-feira (22) em coletiva do Centro de Contingência do Coronavírus no Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo. Apenas serviços essenciais poderão funcionar.

A região da cidade de Presidente Prudente passou para a fase vermelha do Plano São Paulo. Em janeiro, nenhuma região do estado será classificada na fase verde. A próxima reclassificação do Plano São Paulo, que regula a flexibilização no estado, acontecerá no dia 7 de janeiro.

O secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a maior parte do tempo o estado ficou na fase verde, “tendo a falsa impressão que o verde significava a liberdade, muitos saíram e esqueceram das restrições. Esqueceram que nós ainda estávamos em quarentena e não seguiram as regras sanitárias”.

O estado de São Paulo registra nesta terça-feira 1.398.757 casos e cerca de 45 mil mortes desde o início da pandemia. Houve aumento de 54% do número de casos nas ultimas quatro semanas e de 34% dos óbitos.

A medida foi anunciada nove meses após o início da quarentena no estado. “Nove meses se passaram, o Natal está chegando e queria muito estar aqui dizendo que vamos poder celebrar de forma livre com nossas famílias nas ruas, em aglomerações, mas essa não é a realidade”, afirmou Patricia Ellen. “Quando a gente via a uma festa, tira a máscara, lembre por favor das pessoas mais próximas. Seja o único de máscara, mas dê o exemplo”, disse a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *