EMEI’s de Ibaté trabalham a diversidade cultural

Desde pequenas as crianças de Ibaté aprendem sobre a diversidade cultural. O tema é sempre discutido nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI’s), onde os alunos aprendem sobre outras civilizações e até mesmo história sobre povoados e suas origens.
No mês de abril, as EMEI’s aproveitaram para lembrar um pouco mais sobre os índios. “A comemoração ao Dia do Índio, comemorado no Brasil no dia 19 de abril, é um resgate a nossa história e das nossas raízes. O tema oportuniza a criança a perceber outros grupos sociais, auxiliando-as na construção da sua identidade, na atuação com o outro na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores”, comentou a assessora de Educação, Fátima Donizete Vaz.
A  assessora de Educação lembra que a diversidade cultural é tema durante todo o ano nas escolas. “Os professores das EMEI’s de Ibaté trabalham o respeito e valorização à diversidade cultural durante o ano todo para que nossas crianças possam acolher as diferenças, por meio da promoção de situações de igualdade e no auxílio à superação de diferenças”, apontou.
Porém, na última semana, a cultura indígena foi bastante apresentada às crianças. “Conhecer, respeitar e valorizar a cultura indígena, refletindo sobre a pluralidade cultural que existe no Brasil, através de atividades lúdicas e muita diversão, foi destaque nesta última semana. Portanto, além de trazer a história e enfatizar aspectos culturais, como festas, costumes, tradições herdadas e rituais, trabalhou-se a cultura indígena nos dias atuais”, contou Fátima.
Uma série de atividades foi realizada para mostrar aos alunos como é a cultura indígena. “Contos e lendas, brincadeiras e jogos indígenas, muitas canções referente ao tema, degustação de alimentos de origem indígenas, diferentes pinturas faciais representando as muitas tribos existentes, vídeos e imagens mostrando o processo histórico dos índios no Brasil e muita conversa sobre nossos descendentes foram destaque nas EMEI’s”, revelou Fátima.
O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) se mostrou contente com as atividades que são realizadas e parabenizou os professores. “É muito importante que desde pequenas nossas crianças aprendem valores e a respeitar as outras culturas, principalmente a indígena que é a história do Brasil, os professores estão de parabéns e eu fico muito contente por saber que os alunos estão aprendendo isso nas escolas infantis”, enfatizou.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *