Doze novos leitos de UTI para covid-19 serão abertos nesta semana na Santa Casa de São Carlos

Pronto Atendimento do hospital vai ser fechado.

Doze novos leitos de UTI Covid adulto entrarão em operação na Santa Casa de São Carlos a partir de quinta-feira, 18 de fevereiro. Para que isso aconteça, o Pronto Atendimento do hospital vai ser fechado, já que os profissionais de saúde que trabalham nesse setor vão ser remanejados para o atendimento dos pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19.

“Desde o ano passado, temos enfrentado sérias dificuldades para conseguir contratar profissionais de saúde, escassos no mercado em função da demanda alta por atendimentos. Nós temos estrutura, temos respiradores, mas não temos mão-de-obra. A única alternativa é fechar o Pronto Atendimento e remanejar esses profissionais para que trabalhem nos novos leitos de UTI Covid”, explica o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Essa mudança vai ser gradativa. De sexta-feira, 12, a segunda-feira, 15, o Pronto Atendimento vai funcionar das 7h às 19h. A partir de terça-feira, 16, os atendimentos serão suspensos e os profissionais remanejados para preparar os novos leitos de UTI Covid. Quem antes se dirigia ao Pronto Atendimento, deve procurar pela UPA mais perto de casa.

O município conta até o momento com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Com a abertura de 12 novos leitos o município passa a contar com 40 leitos adulto de UTI/SUS: 30 na Santa Casa e 10 no HU, além dos 4 leitos infantis (2 pediátricos e 2 neonatal) também na Santa Casa.

(São Carlos Agora)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *